Com o objetivo de complementar os saberes sobre os aspectos dos espaços urbanos e rurais mundiais de forma concreta, os alunos do 7º ano (turma 71) da Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, realizaram saída de estudo ao Sapiens Parque, em Canasvieiras - Florianópolis. A atividade contemplou as disciplinas de Geografia (professora Bianca) e História (professora Maria Gorete).

Os alunos analisaram os aspectos geográficos dos espaços urbanos e rurais no Brasil e no mundo. Identificando as transformações da paisagem com o processo de urbanização, percebendo as características da formação dos centros urbanos nacionais e mundiais e observando variados aspectos dos espaços apresentados.

Em um primeiro momento os alunos participaram de um jogo interativo, "Rumo à Terra Sustentável", desenvolvido para a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina. O objetivo desta experiência interativa em forma de jogo foi sensibilizar e mobilizar os estudantes para as oportunidades do desenvolvimento sustentável, unindo os fatores sociais, econômicos e ambientais, onde, divididos em equipes, criaram uma cidade ideal para se viver.

Ao final, a professora Bianca utilizou o Google Earth para visualizar espaços urbanos e rurais no Brasil e no mundo através de uma viagem virtual.