A elaboração de um móbile e um jogo de tabuleiro do Sistema Solar é uma excelente forma de ensinar os alunos o posicionamento, órbita e características dos planetas e outros corpos celestes. O educando aprende de forma visual construindo sua própria versão do nosso Sistema Solar.

Durante o 2º bimestre de 2013 os alunos do 6º ano da EBM Virgílio dos Reis Várzea estudaram o Sistema Solar na disciplina de Geografia com a professora Bianca. Para possibilitar aos alunos uma vivência diferenciada sobre o assunto, a professora lançou o desafio de construir diferentes materiais. Assim, foram elaborados cartazes, confeccionados os planetas do Sistema Solar, a Lua e o Sol com papietagem e montados em móbiles.

Por fim, foi criado um grande jogo de tabuleiro que aguçasse a curiosidade e relembrasse o conteúdo trabalhado, pois os alunos deveriam colocar os corpos celestes na órbita correta através de dicas, como um jogo em equipe.

Para a construção e montagem dos trabalhos foram utilizados os seguintes materiais: recipiente plástico, papel reciclado, papel toalha, tinta colorida, cola, tesoura, pincel, náilon, arame e tecido cor preta.

Por meio de atividades lúdicas os educandos puderam observar:

- a grandiosidade do Universo e do nosso Sistema Solar;
- a organização do Sistema Solar;
- o Sol como centro do Sistema Solar;
- as características e curiosidades de cada planeta;
- a localização do planeta Terra no contexto do Universo;
- os movimentos da Terra;
- as especificidades do planeta Terra que tornam possível a existência de vida;
- a forma dos planetas e da nossa estrela, o Sol;
- a presença de outros corpos celestes existentes em nosso Sistema Solar;
- as particularidades do satélite natural da Terra, a Lua.

Após a conclusão das atividades em sala, os trabalhos foram socializadas com outras turmas da escola com o objetivo de conhecer um pouquinho do nosso Sistema Solar. As turmas do G6A e 5º Ano receberam a professora de Geografia e alguns alunos do 6º Ano, que levaram para a sala o jogo de tabuleiro.

As turminhas acompanharam atentas e curiosas as observações da professora e alunos e juntos formaram o Sistema Solar no centro da sala, além de permitir aos alunos do 6ºAno explorar com mais ênfase a oralidade, bem como o conteúdo aprendido.